Ilustração Digital

Nesse primeiro semestre, eu peguei uma aula para aprender a ilustrar digitalmente. Era uma aula para iniciantes que me deixou abismada com o mar de possibilidades ❤ Eu sempre soube que Photoshop era um programa super poderoso. Inclusive eu já usava ele para editar e restaurar fotos, fazer colagens, criar mockups etc. Mas eu não o usava para criar pinturas /ilustrações digitais (eu não tinha ideia do que estava perdendo). São tantas opções de pincéis, texturas, cores e técnicas que eu estou louca! E você ainda pode combinar ilustração tradicional e digital. Por exemplo, tem gente que faz parte do processo tradicionalmente e finaliza a ilustração usando recursos digitais (eu fiz isso na última ilustra). Amelie_lavemopato

Como eu já sou familiar com o programa, não foi difícil aprender algumas técnicas de pintura digital. Além disso, o universo digital perdoa muito fácil (se você errar, é só clicar cmd-z ou ctrl-z). É muito mais simples remover os erros sem deixar vestígios. Acho que o  mais difícil para mim foi se ajustar ao tablet. Para mim é muito mais fácil desenhar no papel. Por isso, acho que eu ainda estou me ajustando.

Outra coisa que eu tem me atrapalhado bastante é não ter muita bagagem teórica e prática de pintura tradicional. Acho que isso ajudaria muito nas horas que eu me sinto “perdida”. Eu  estou falando isso porque eu vi que os alunos que tinham experiência com pintura tradicional tomavam suas decisões mais facilmente. Ah, desenhar e pintar são duas coisas completamente diferentes. E quase toda minha experiência é desenhando. Eu sei que já fiz algumas illustrações usando gouache ou aquarela, mas ainda sou uma novata nesse campo.

Eu vou tentar nas minhas férias estudar algumas técnicas de pintura tradicional e tentar melhorar minhas ilustrações digitais. As duas primeiras ilustras foram feitas no Photoshop. A primeira é uma ilustra da Amélie Poulain ❤ e a segunda é da Cate Blanchett em Blue Jasmine!

CateBlanchet_lavemopato

A última ilustra é um mascote que criei para um projeto da faculdade. As linhas foram feitas de modo tradicional, usando papel e caneta preta. Depois, eu usei um scanner para transferir a imagem para o computador. Diferentemente das duas primeiras, não usei Photshop. Como era um projeto mais fácil, eu colori usando outro software (Illustrator). Qualquer dúvida, deixe um comentário! Espero que gostem, até mais!

Print

3 comentários sobre “Ilustração Digital

    1. Oi, pode sim! Fica melhor se você colocar a cor no illustrator. O ideal é fazer o desenho com um lápis clarinho (aqueles lápis azuis apagáveis, eu posso mandar o link) e depois é só passar caneta preta por cima (quando você tiver feliz com o resultado do desenho). Assim fica mais fácil quando abrir o illustrator. Quando você abre seu desenho você vai em Objeto > Traçado de imagem > Expandir para converter o seu desenho em caminho. Aí depois é só ir colorindo e editando 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s